Onde estão os valores familiares? Qual a ideia de família de certas famílias?

O facto do meu filho, de 10 anos, estar à guarda da avó paterna, sua encarregada de educação, e só cá morar durante férias e aos fins de semana é um assunto delicado e sobre o qual me custa falar... Uma história muito longa, dolorosa e complicada e não é dela que quero falar agora. Não é pertinente para o assunto. Não interessa agora porque é que lá está. Interessa que está. Melhor, interessa que não está sempre comigo.

Não sei se seria melhor se estivesse sempre comigo, acredito que sim, mas não gosto de afirmar coisas para as quais jamais saberei a resposta. Sinto, que seria diferente.

Na minha casa sempre fomos  apreciadores de novelas portuguesas, embora eu já tenha sido mais. Centro-me pouco na história, dou mais atenção a pormenores técnicos, à representação, à qualidade de imagem... Mas confesso que acabo sempre por acompanhar a história, pois é inevitável.

Bem, passemos ao que me levou a escrever hoje: cliché típico das novelas, há algum tempo, duas personagens, um rapaz e uma rapariga, que estavam apaixonados faziam testes de paternidade com receio de serem irmãos. Acompanhando a história, o meu filho perguntava-me "Mas, ó mãe, que mal é que fazia se fossem irmãos? Se gostassem muito um do outro qual é que era o problema?

Confesso que fiquei um bocado para o "apardalado"... Lembro-me de ter 10 anos e tenho ideia de que com essa idade já tinha uma visão mais clara dos laços familiares, da sua importância, dos diferentes tipos de amor.

Ontem , mais uma vez, na mesma novela, uma personagem masculina irritava-se com a mulher por ter claras evidências de que o filho que ela esperava não era seu. O meu filho, mais uma vez não compreendeu a indignação e disse "E qual é o problema se não for dele? Não é dele, não é dele, olha..."

Confesso que fiquei apreensiva, tendo em conta que o meu filho já completou 10 anos em Junho... Tem 10 anos e meio neste momento. Pergunto-me que ideia tem ele dos laços familiares, dos valores de família?

Sinceramente, preocupa-me isto, mas, sem querer entrar em grandes pormenores, garanto-vos que não me espanta por aí além... O ambiente faz as pessoas... Se ele vivesse na Arábia Saudita provavelmente convertia-se ao Islamismo... Se vivesse no Polo Norte teria os hábitos e os valores de lá... Como vive em casa da avó...

Comentários

  1. Olá São,

    Já falou algumas vezes deste assunto no meu blogue e portanto não vou de forma alguma entrar na sua privacidade numa caixa de comentários a que todos podem ter acesso, não me parece correcto, tendo em conta que é um assunto muito delicado. Assuntos em que entram crianças, são assuntos que têm que ter obrigatoriamente redobrados cuidados.

    O que digo é que a São é a mãe. Ponto.

    Beijinho e tenha um óptimo domingo... não tarda nada é domingo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão é que noto muito isso por estas bandas... Não é só no meu filho... eu noto por estas bandas muita leviandade em relação ao significado das relações familiares... As pessoas por aqui falam uma vez de outra coisa qualquer enquanto falam 10 vezes em sexo... Não sei onde estas pessoas têm o cérebro... Acho que dizendo isto já disse onde me parece...

      kiss :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Amanhecer Tardiamente... Ou Comportamentos humanos muito estranhos

O que nos faz gostar das figuras públicas?

Amor romântico, amor paternal/maternal, amor fraternal, amor filial... E amor sem nome :)