Amor romântico, amor paternal/maternal, amor fraternal, amor filial... E amor sem nome :)

"Eu amo-te.[...] Não o amor de um homem por uma mulher, não o amor de um pai por uma filha, não o amor de Deus pelas suas criaturas. Mas um amor sem nome, sem explicação, como um rio que não consegue explicar o seu percurso, apenas segue avançando. Um amor que não pede e que não dá nada em troca, apenas se manifesta.[...]"
Paulo Coelho, O Aleph

Sem ter sido um livro que me tenha encantado por aí além, retirei dele esta passagem que me tocou :)

Quem nunca sentiu este tipo de amor? Aquele amor a que normalmente chamamos AMIZADE. Mas há vários tipos e vários graus de amizade e às vezes chega a um ponto a que não temos dúvidas de que se trata de AMOR. Como diz o autor, não o amor na mais usada acepção da palavra, entre um homem e uma mulher, ou mesmo entre pessoas do mesmo sexo, mas onde existe a componente sexual; não um amor de filhos para pais ou de pai para filhos; não um amor como aquele que as pessoas religiosas sentem pelo Deus em que acreditam. Não falo entre irmãos, porque é um amor que não conheço, visto nunca ter tido irmãos. Deve ser parecido com esse, mas não posso afirmar.

Sei que muitas vezes na vida já senti AMOR por pessoas e que foi um amor sem nome, mas verdadeiro. Não era um amor na dimensão de me imaginar numa relação romântica com essa pessoa... Pelo contrário, até me parecia incesto se alguém mal informado me falasse nessa possibilidade. Sei que o bem estar e a felicidade da pessoa me preocupava como se de um familiar se tratasse. Sei que entraria em desgosto profundo se algo de mal acontecesse a esse ser humano. Sei que era amor. Um amor sem nome, mas AMOR.

Quem nunca sentiu este tipo de amor por alguém? Não faz doer (a menos que algo de mal aconteça à pessoa), não faz sofrer, não faz com que esperemos seja o que for  em troca... É SIMPLESMENTE AMOR! E é lindo senti-lo :) ... Faz-nos ver que somos pessoas de bem, por sermos capazes de AMAR.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Amanhecer Tardiamente... Ou Comportamentos humanos muito estranhos

O que nos faz gostar das figuras públicas?