Livrai-nos senhor de um gajo que não tenha amor à própria liberdade!

Ontem, já não me recordo a propósito do quê, escrevi isto na minha página de Facebook:

"Eh pah... Se a liberdade não fosse tão preciosa, a privação dela não era a forma de penalização mais usada pela sociedade"

Essa frase para mim não passa de um lugar comum, uma "paliçada", algo tão, mas tão óbvio que nem vale a pena referir.

Quer me parecer, porém, que para a maioria das pessoas tal  verdade não é assim tão óbvia.

Sempre que acontece um crime hediondo surgem as discussões sobre se o criminoso estaria ou não de posse das suas faculdades mentais, como se isso significasse se devia ser punido ou não. Não significa. Eu posso dizer que acho que alguém não está de posse das suas faculdades mentais e continuar a achar que deve ser punido. Muito menos estarei de acordo que alguém seja obrigado a levar com a falta de juízo de alguém, ou que seja justo que leve.

Já não toco em outros pontos mais delicados, que poderão ser importantes para umas pessoas e não o ser para outras. Toco nesse bem tão precioso: a liberdade.

Possívelmente sou eu que não estou de posse das minhas faculdades mentais, mas dentro daquilo que ainda me é permitido raciocinar, acho que quando uma pessoa chega ao ponto de não pensar que ao cometer determinado acto irá perder a sua liberdade, ou de pensar nisso e não lhe fazer diferença ,é porque o seu juízo já não pode estar a 100%

Diz-se muitas vezes que certas pessoas ,ao fazerem o que fizeram foram egoístas, só pensaram em si... E é aí que eu penso sempre: e não tiveram pena de perder a liberdade? Nao? Não mesmo? Então, é impossível que estivessem a raciocinar com um mínimo dos mínimos de bom senso... Ou então sou eu que não estou.

Normalmente respondem-me "Ah, é que a maldade é tanta que nem pensam nisso sequer" ... Não pensam? É estranho... É que quando uma pessoa chega ao ponto de não se importar de perder a liberdade, quer me parecer que não se importa de perder seja o que for e seja quem for e já perdeu todo e qualquer vestígio de amor próprio que lhe pudesse restar.

Não me parece que seja assim tão descabida de sentido está minha posição. Afinal, a perda da liberdade ainda é a forma de punição mais usada pela sociedade... Por algum motivo será.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Amanhecer Tardiamente... Ou Comportamentos humanos muito estranhos

O que nos faz gostar das figuras públicas?

Amor romântico, amor paternal/maternal, amor fraternal, amor filial... E amor sem nome :)