Dizer AMÉN não custa... Se custasse não diziam..

Quem me conhece do Facebook e do blog sabe que não sou de partilhar imagens ou ligações só porque sim, só porque o amigo também partilhou, ou só porque tal partilha me vai trazer certamente muitos comentários e muitos gostos. Peço desculpa (por cortesia e não porque considere que deva desculpas a alguém) mas cada um usa as suas redes sociais como bem entende e quem não quiser continuar nos meus contactos, já sabe que tem bom remédio.
Todos os dias sou bombardeada no Facebook pela moda da publicação de fotografias de crianças visivelmente muito doentes, grande parte delas com claros efeitos nefastos da quimioterapia... São imagens de crianças em estado terminal que realmente entristecem, que nos fazem pensar onde está Deus... Que farão duvidar da existência do mesmo a quem é crente. Mas o que me irrita é a chantagem emocional que sempre acompanha essas fotografias. As frases são sempre as mesmas,  porque obviamente são copiadas para não dar muito trabalho. "Se te comove esta imagem, escreve AMÉN e compartilha. Se não te comove, ignora"  Ou então, também muito comum aquela chantagem mais ligeira "Partilha e escreve AMÉN. Não custa nada!" Este "não custa nada"  é curioso, mas já lá vou.
Confesso com toda a convicção que nunca partilhei nem escrevi AMÉN em nenhuma dessas publicações.  Pela simples razão de que o meu AMÉN e a minha partilha em nada vão ajudar a criança nem outras que se encontrem em situação semelhante.  Se ajudasse,  o caso mudaria de figura. Provavelmente o meu discurso mudaria.

Disse várias vezes, para mim mesma, que gostava de ver algumas dessas pessoas que partilham essas imagens com a tal chantagem emocional, irem na rua e serem abordadas por um representante do IPO, devidamente identificado, que lhes pedisse um donativo, por muito pequeno que fosse.  Soltei uma gargalhada várias vezes, porque conheço bem algumas dessas pessoas e quase seria capaz de jurar que iriam dizer que não tinham dinheiro trocado, que se tinham esquecido da carteira ou que já tinham feito um donativo naquele dia (sendo desculpa, obviamente), isto se não virassem a cara para o lado... Ora, lá está a grande verdade do "Diz AMÉN! Não custa nada" (subentenda-se que se custasse a conversa seria outra)
Ora,  há dias atrás comecei a reparar que algumas dessas pessoas se mostravam claramente (quase agressivamente)  contra a eventual chegada de refugiados ao nosso país.  Os argumentos delas eram que eles vinham para cá tirar postos de trabalho, ter subsídios do Estado, casa "à borla" e etc...

Assim se vê, portanto, a grande solidariedade daquelas pessoas que afinal, só escrevem o tal AMÉN porque não custa nada. Mais: não se limitam a partilhar, fazem chantagem emocional, chamando indirectamente de insensíveis as pessoas que não vão na onda do tal AMÉN...

Compreenderia tal partilha de imagens (sem a chantagem, que fique bem claro) se a intenção fosse denunciar crimes ou falhas humanas,tais como maus tratos ou negligência médica. Talvez alertasse pessoas que ,estando na mesma situação, não confiassem em determinado médico ou serviço de saúde. Mas uma doença contra a qual ,a nossa revolta só pode traduzir-se olhando para o infinito e perguntando "Onde é que tu estás?" ? 

Sim, o cidadão pode ajudar fazendo donativos, tornando_se dador de medula óssea, fazendo voluntariado... Mas dizendo "AMÉN" no Facebook? Eh pah... Quem dera fosse tão simples!

Comentários

  1. Olá São,

    Li o seu texto atentamente e só consigo repetir-me. Vê porque é que não me cativa por aí além o Facebook. Pois.

    Um abraço :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dei o exemplo do Facebook...Porque é uma rede muito usada... E QUE CADA UM USA COMO QUER... E segue quem quer. Mas também já vi coisas dessas em blogs,.. E antigamente vinham por carta... E ainda devem vir... As pessoas mais idosas não usam muito a NET.

      Mas a questão nem está no Facebook. Se se mostrar uma fotografia chocante, com o intuito de denunciar ,por exemplo, uma negligência médica (desde que se tenha a certeza , porque anda por aí muita palhaçada, não só no Facebook como em blogs) acho bem que se o faça! Quem sabe alguém não irá pensar "estou com tais sintomas, mas já não consultarei aquele médico/tomarei aquele medicamento, porque posso ficar como a pessoa da imagem.

      Agora... " dizer Ámen "?? Em que é que isso vai ajudar essas pessoas? Se ajudasse...

      E depois há a chantagem " se não partilhar de nem disseres Ámen é porque não tens coração " ... Eu neste caso, chego à página da pessoa e clico em "Não seguir"... Pronto! Assunto arrumado!! Não deixa de estar nos meus contactos de facebook, mas quando quiser saber dela, vou lá. Já não me aparece na página inicial. Se não quiser assim que me exclua dos contactos! Paciência... Ainda hão-de restar muitos de pessoas cuja página de facebook vale a pena seguir :)

      Abraço e obrigada :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Amanhecer Tardiamente... Ou Comportamentos humanos muito estranhos

O que nos faz gostar das figuras públicas?

Amor romântico, amor paternal/maternal, amor fraternal, amor filial... E amor sem nome :)