O "desenrascanso" profissional funciona... Até que um dia é dia santo!

Como, ao que parece, pouca gente ou ninguém lê este blog, acho que posso dizer aqui tudo o que me apetecer e doa a quem doer... Que não será a ninguém, já que ninguém o lê.

Algo que sempre me irritou profundamente foi o "desenrascanso" a nível profissional, o compadrio, as cunhas, as subidas na horizontal.

Parece muito bonito a certas pessoas ouvir alguém dizer "Fulano é muito desenrascado! Joga mão a qualquer coisa!"

Pois é... Até pode parecer bonito "jogar a mão a qualquer coisa", mas saberá jogá-la?

Acabei de saber que uma "menina bonita", de 32 anos, dessas que depois do 9º ano decidiram ir pelo desenrascanso e até se tem "safado bem", desta vez parece que teve azar: a menina foi há pouco mais de um mês trabalhar para um escritório de contabilidade e, claro, com todo o seu palavreado conseguiu convencer os patrões de que percebia muito de contabilidade,tinha muita experiência, EMBORA NÃO TIVESSE QUALQUER CURSO. Tudo corria bem até ao dia em que, por um erro da menina que muito percebia de Contabilidade, uma empresa teve um prejuízo de cerca de 10.000 € .

Então agora diz que está com uma depressão, a mãe farta-se de chorar porque a filha "teve azar". O pai anda envergonhado, porque acha que as pessoas pensam que a filha ficou com o dinheiro, quando não foi isso que aconteceu...

Querem saber da minha opinião? Não tenho pena nenhuma da "menina bonita", nem qualquer tipo de compreensão! Quem a mandou armar-se em esperta e meter-se mum trabalho para o qual não estava devidamente qualificada? E também não tenho qualquer pena dos patrões, digo já também! Quem os mandou dar trabalho a uma pessoa que não apresenta qualquer certificado de apetidão profissional e apenas diz que percebe, que tem experiência? Será que não há contabilistas desempregados? Não acredito!

Na minha opinião, qualquer profissão devia exigir uma formação profissional certificada. Um certificado de qualificação profissional. Fosse lá qual fosse! Até um empregado de limpeza devia ter uma  formação prévia, na sua área profissional, antes de entrar em funções. 

Ah, claro, um profissional qualificado também pode cometer erros! Ah, pois pode! Mas se vamos por aí põe-se qualquer pessoa a comandar um avião porque os comandantes aéreos também já têm cometido erros!

E não me venham com a história de que uma pessoa sem qualquer curso pode desempenhar melhor as funções do que uma que o tenha . Se isso acontece é porque os cursos são ministrados "Às três pancadas", sem qualquer rigor! Não acredito que se os cursos profissionais, do IEFP e de outras instituições e escola profissionais, fossem levados a sério não só pelo formando como pelas entidades que os ministram, a pessoa saisse de lá com um certificado, mas sem estar preparado para desempenhar a função! Claro, teria que ter um estágio, uma parte prática, mas isso normalmente está inserido no próprio curso. Se não estava preparado era muito simples: reprovava! Não ficava com o certificado.

Mas a questão é que tanto os formandos como a entidades formadoras estão conscientes de que, no nosso país, quem tem emprego é quem tem cunha e palavreado, e então não se preocupam muito em impor algum rigor nos cursos e acções de formação que promovem e ministram! A sua preocupação é apenas receber os fundos e o resto é conversa!

Tenho esperança de que um dia as coisas mudem. Já há cargos e actividades para os quais antigamente não se exigia qualquer qualificação profissional e hoje em dia já se exige. 

Já agora, lembrei-me de uma coisa que hoje seria um completo absurdo. Há 40 anos atrás um rapaz que namorava com uma vizinha minha ia visitá-la de fugida no camião ou na carrinha do patrão, da empresa de materiais de construção onde trabalhava...Andava a distribuir materiais de construção e a fazer outras coisas que o patrão lhe pedia... Eu era muito pequenina e apenas tenho uma vaga ideia de o ver lá... Mas mais tarde ouvi os meus pais comentar várias vezes a verdade que eu não sabia e recordo-me de, anos mais tarde, já ele era casado com a minha vizinha, ele andar a... Tirar a carta de condução! Sim, o rapaz andava a trabalhar como motorista sem ter carta de condução... Hoje em dia isso seria um absurdo. Ninguém daria trabalho como motorista a uma pessoa que não tivesse carta de condução... Daí a minha esperança de que as coisas vão mudando aos poucos.

Comentários

  1. Sei que muitos funcionários públicos 'do antigamente' entraram para determinadas funções e algumas com responsabilidade com a simples 4ª classe. Sem formação profissional certificada. Muitos ainda se mantém nessas funções, por vezes a teclar com um só dedo à nossa frente porque se recusam a estudar informática. Falo assim porque conheço um caso bem de perto.

    Não gosto de gente que vive à base do desenrascanço. Muito menos a nível profissional. Contabilidade é uma área muito delicada. Até gente licenciada já cometeu erros bem graves, quanto mais gente que apenas se 'safa bem'.

    Acredito é que esta crise faz com que patrões oportunistas se aproveitem e vai daí querem pagar pouco. O resultado é baixar a qualidade de serviços. Ninguém licenciado em contabilidade aceita ganhar o ordenado mínimo nacional. Portanto, entram os que se safam bem e não se importam de ganhar €485.

    Quando não se é exigente nem connosco próprios, nem com os outros, o resultado está à vista.

    Bom fim-de-semana, São :)

    PS: Ah, já me esquecia, quanto àquela primeira parte do "ao que parece, pouca gente ou ninguém lê este blog", não terá a ver com o facto da São actualizar muito pouco? Não existe qualquer tipo de obrigatoriedade em publicar posts diariamente, ou semanalmente, mas se só o fizer mensalmente ou uma vez por ano. as pessoas esquecem-se do seu espaço. É natural. Nada de se fazer de vitima que a São é bem mais inteligente do que isso. Bem, bem :D

    ResponderEliminar
  2. "Muitos ainda se mantém nessas funções, por vezes a teclar com um só dedo à nossa frente porque se recusam a estudar informática"

    Ai, recusam-se? Então, usando a velha máxima popular, "porta da rua, serventia da casa"... Assim é que devia ser!

    Pois, o mal também vai muito nos patrões, por isso é que eu também não tenho pena de patrões desses! Agora aguentem! Agora aguentem porque o barato pode sair caro, que foi o caso...
    Por acaso conheço uma pessoa licenciada que está a ganhar o ordenado mínimo nacional e não pensa sair de onde está. Tem uma licenciatura em Serviço Social e trabalha num Lar/Centro de Dia de uma aldeia do interior... E não quer sair dali porquê? Primeiro porque o marido é professor efectivo na escola da vila, a 15 Km. Bem, ele podia pedir a transferência para uma cidade grande, onde ela poderia arranjar um emprego onde ganhasse muito mais... E onde teriam que pagar uma avultada renda num T2, enquanto ali têm um boa casa própria, que construíram aos poucos, a partir de uma casa velha que era dos avós... Cada caso é um caso...

    Um licenciado recusa ganhar 485€ se tiver quem lhe pague mais e enquanto lhe for possível. Há áreas profissionais que estão completamente lotadas e que os cursos deviam ter sido fechados muito antes daquilo que foram... Recordo-me de andar na faculdade e de haver lá uma engenharia qualquer (já não me recordo qual, passaram tantos anos) que se dizia que ninguém sabia onde haveria emprego para aquelas fornadas de licenciados que iriam sair dali..

    Eu já não vou para um licenciado em contabilidade. Mas há cursos médios de contabilidade, não? E essa menina tem apenas o 9º anos e mais nada! O IEFP sempre teve cursos de Contabilidade. Não haverá pessoas desempregadas desses cursos? Ah, pronto, esses cursos não servem para nada, tem que ser uma licenciatura! Então para que existem ou existiram? Para gastar dinheiro??

    Eu tirei um curso, no IEFP, de um ano e meio com o nome Técnicas Administrativas e Informáticas de Apoio à Gestão... Quando fui para a Junta de Freguesia estavam na secretaria pessoas com o 9º ano (e uma delas nem isso) e eu fui varrer ruas e limpar bermas de estrada!!!

    Repito: Se os cursos do IEFP não servem para nada, acabem com eles!

    As próprias empresas deviam de ter formação contínua, porque a vida evolui, as tecnologias evoluem, os métodos de trabalho evoluem! Quem não quisesse... Quer que me repita? Porta da rua....

    Mas era formação que valesse a pena, não para receber subsídios e passear dossiers...

    À conta de haver funcionários públicos que mal sabiam ler, conheço uma senhora na casa dos 60 que se chama Zabel... Sim, leu bem: Zabel... A pessoa que estava lá no Registo Civil devia ser semi analfabeta, o pai chegou lá e disse que era Zabel, foi Zabel que escreveram!

    Maria... Eu às vezes lembro-me de actualizar mais, mas depois chego aqui e esqueço-me :)

    Bom fim de semana par si também :)

    ResponderEliminar
  3. Isto hoje é muito simples.
    Não gosto de desenrascanços nem de coisas feitas em cima do joelho.
    O profissionalismo não passa por aí. Ocupa, mesmo, o campo oposto.

    Há quem diga que é sempre bom haver alguém que desenrasque ... o que quer que seja.
    Discordo. Ponto final.

    Um abraço.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Amanhecer Tardiamente... Ou Comportamentos humanos muito estranhos

O que nos faz gostar das figuras públicas?

Amor romântico, amor paternal/maternal, amor fraternal, amor filial... E amor sem nome :)