Feliz Aniversário, Zé :)

José Rodrigues dos Santos

Este menino completa hoje meio-século de vida. Recordo-me dele quando apareceu na RTP, quase miúdo, sendo eu ainda mais miúda... Muito alto e magrinho que nem um pau de virar tripas, com umas orelhas que metiam medo... Já naquela altura simpatizava com ele... Eu e a minha família, mas principalmente eu e a minha mãe, porque o meu pai achava-o muito infantil... Costumo dizer que estivemos em sintonia na noite de início da primeira Guerra do Golfo, pois também eu fiquei a noite toda "de vela" na rádio onde trabalhava, à espera de novidades.  Recordo-me dele, num programa do Hérman José, a falar da filha mais velha (naquela altura ainda era a única) quando a miúda tinha para aí 2 anos, a dizer que ela era Catarina, mas que lhe chamavam Chatarina porque era muito chata, perguntava tudo, queria saber tudo... Recordo-me dele em muitas guerras, reais e metafóricas... Recordo-me quando se desmanchava a rir a meio do Telejornal, devido a alguma gafe ou a uma notícia mais engraçada. Partia-se todo... Gostava de o ouvir falar, da forma como expunha ideias. E desde muito cedo comecei a me identificar com as ideias dele. Mais tarde começou a escrever e, vá-se lá saber porquê, tornou-se no meu escritor favorito de todos os tempos... A sua escrita encanta-me. 


Tudo parece que ainda foi ontem... E hoje esse miúdo muito magrinho e muito alto com umas orelhas descomunais completa 50 anos. Espero que complete, pelo menos mais 50 com saúde, e que escreva ainda muitos livros, que me alimentem a alma. É uma figura pública que adoro,  sem quaisquer ideias maliciosas, com todo o carinho e respeito que ele me merece.

Parabéns pelos teus 50 anos. Parabéns pela tua alegria de viver. Parabéns pela tua postura perante a vida. Parabéns pela linda família que formas, com a tua mulher, que me parece fantástica, e as vossas duas lindas filhas. Parabéns por todos os livros que tens escrito. Obrigada por tornares a minha leitura mais alegre. Desejo.te tudo de bom. A ti e às tuas três princesas :)

Parabéns, Zé :)

Nunca mudes :)

Zé, Florbela, Catarina e Inês


Comentários

  1. Atrevo-me a invadir o seu espaço para dar os parabéns ao Zé.

    Mas se o 'gajo' me der uma piscadela de olho ... temos fita, pá :)

    Um abraço, São.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Acabei de ler o seu email e logo lhe respondo com calma :)
      A piscadela de olho é algo que de tão pouco (ou nenhum) sentido que tem, se torna engraçada pelo absurdo. A meu ver, pelo que observo (sim, porque eu não sou observadora, mas também observo!) tem "a haver" (eu implico imenso com esta gafe dele, mas acho que exagero porque já me parece uma questão de entoação, de pronúncia, já é é óbvio que ele sabe que o correcto é "tem a ver")... Dizia eu, acho que esta piscadela de olho tem a ver com um lado infantil que ele tem...
      Obrigada pelo comentário :)
      Um boa Terça-Feira e resto de semana :)

      Eliminar
  2. Quase que me apetece dar-lhe os parabéns a si, antes de os dar ao JRS. É que a São fala com tanto entusiasmo do JRS que dá gosto ouvir (neste caso ler).

    Essa talvez seja a parte boa de ser figura pública, existirem pessoas que gostam genuinamente, que acompanham o percurso profissional, e, neste caso, até pessoal. Tudo isto com as devidas distâncias. Que entretanto fazem um publicidade brutal e talvez incentivem outras pessoas a comprar os livros. Eu cá acho que a São merecia uma comissão (ahahah).

    Portanto, caro JRS, pense nisto que acabei de escrever, a São merece, sem dúvida, uma comissão :D

    Abraço São e parabéns ao senhor dos 'entas' que já não são quarentas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria :)
      Gostei das suas palavras. Não pretendo ganhar comissão nenhuma, porque se trata de algo que me sai genuinamente, espontaneamente... Da alma... E é com todo o gosto que falo do trabalho dele e de como os livros deste escritor já me ajudaram a viver... Custa-me quando as pessoas levam esta devoção para o lado malicioso... Mas há quem não saiba fazer outra coisa... Porém, embora me custe, passou a ser o lado para que durmo melhor...

      Já lhe mandei um email há bocado, mas daqui a pouco vou mandar-lhe outro... Tocou aí num ponto do qual me apetece falar: comissões... Sei que disse isso com boa intenção, mas há quem não o faça :)

      Um abraço :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Amanhecer Tardiamente... Ou Comportamentos humanos muito estranhos

O que nos faz gostar das figuras públicas?

Amor romântico, amor paternal/maternal, amor fraternal, amor filial... E amor sem nome :)