Fotografias de crianças publicadas, sim... Desde que não seja nas redes sociais? Mas qual o sentido disto ?

A notícia sobre a jovem austríaca que processou os pais por terem, durante anos, publicado fotografias suas no Facebook e se terem recusado a apagá-las,  obrigou-me a reflectir sobre o assunto.

Para deixar as coisas arrumadas e claras quero esclarecer que, neste caso específico, estou a favor da rapariga, tendo em conta que os pais insistiram em manter as fotografias, depois da filha lhes ter pedido várias vezes que as apagassem.  Acho, no entanto, excessivo levantar um processo aos pais por esse motivo, mas isso está internamente ligado com aquilo de que vou falar a seguir.

Vi várias vozes se levantarem contra esses pais que, tal como outros que publicam fotografias dos filhos no Facebook, deviam ser imediatamente queimados na fogueira . É o que se depreende de comentários tão inflamados. Afinal, em algumas fotografias a criança até estava nua e na sanita!  Autêntico chamariz para pedófilos, diziam alguns comentários. Fiquei a saber que em alguns países publicar fotografias de crianças no Facebook é punível com prisão!

Foi só mais um caso. Todos os dias assistimos a críticas ferozes, autênticos linchamentos em praça pública dos pais que publicam fotografias dos filhos no Facebook e outras redes sociais. Acusam estes pais de irresponsabilidade, de exposição dos filhos à mercê de predadores sexuais.

Lembrei-me de uma outra noticia, também relativamente recente, de um ex-casal de Évora que também foi proibido, pelo tribunal, de publicar fotografias da filha, de 12 anos, no Facebook.

Felizmente que nem todas as pessoas se deixaram intimidar e continuo a ver lindos sorrisos de crianças felizes por esses murais de Facebook e páginas de Instagram. Mas acredito que alguns pais tenham sentido uma certa recriminação interior por publicar fotografias dos filhos nas redes sociais... Aquela sensação de "Será que estou a fazer bem?" deve ter assaltado a consciência de muitos pais.

Compreendo perfeitamente que existam pais que não gostem de publicar fotografias dos seus filhos. Mas não concordo com tamanha perseguição àqueles que fazem gosto em mostrar os momentos dos seus com orgulho e sem qualquer má intenção . Porquê? Principalmente por considerar que essa perseguição é hipócrita e discriminatória, alimentando a já instalada crença de que as redes sociais são um bicho papão que vem anunciar o Apocalipse .  É que antes de censurar os pais das "crianças do Facebook", teremos de censurar  os pais das crianças da Vertbaudet, da Nestlé, da Dodot, da Johnson e por aí fora. Cresci a ver anúncios televisivos de fraldas e outros produtos para bebés em que as crianças apareciam nuas.  Outros anúncios de comida e roupa infantil. Essas crianças eram filhas de alguém. Não me lembro drsses pais serem censurados, nem as marcas acusadas desta maneira.  Então qual é o sentido da caça aos pais que publicam fotografias dos filhos nas redes sociais??

Não me venham dizer que é diferente, porque, na sua essência, não há diferença nenhuma. Aliás, se é verdade que há hackers e que aquilo que eu partilho com os meus contactos pode, na verdade estar a ser exposto ao mundo inteiro, então nos anúncios televisivos é que nem são precisos hackers, pois eles são, à partida, públicos.

Não me venham dizer que um depravado com instintos pedófilos vai ter em conta o prestígio da marca e conter-se.

A verdade é que as pessoas andam tão confusas nestas questões todas que a cabeça já deu um nó. A prova disso aconteceu há pouco tempo quando foi censurada por nudez a fotografia da menina nua a fugir durante a guerra do Vietname. Completamente ridículo. Então uma fotografia que já correu o mundo em tudo o é publicação pode estar em todo o lado, menos no Facebook??  Pensem lá um bocadinho com mais coerência, por favor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Amanhecer Tardiamente... Ou Comportamentos humanos muito estranhos

O que nos faz gostar das figuras públicas?

Amor romântico, amor paternal/maternal, amor fraternal, amor filial... E amor sem nome :)