O que é a humildade?

Em criança e adolescente era habitual passar as minhas férias na serra algarvia. Tinha lá família e amigos e adorava passar lá aquele mês, em vez de ir para a praia.

Sempre que voltava, ouvia as pessoas dizerem, em jeito de pergunta "É bom estar assim entre gente humilde, não é?".

Gente humilde... Era essa, e acho que continua a ser, a ideia que  as pessoas da cidade tinham (e têm) das pessoas do campo. Pessoas pobres e com poucos ou nenhuns estudos. Mas observando as atitudes dessas pessoas hoje (depois dos filhos começarem a emigrar e de haver reformas, que ainda que baixas, lhes fazem levantar a cabeça) e mesmo olhando para algumas atitudes que tinham nessa época pergunto-me se bastará viver no campo, ser pobre e ter poucos estudos para ser humilde? Melhor: Serão essas algumas características das pessoas humildes? Não poderá haver quem seja rico, com estudos e a viver na cidade e que seja humilde? 

Afinal, o que é a humildade? 

É que me parece a mim que o que vejo na maioria daquelas pessoas e nas suas atitudes é tudo menos humildade... A menos que o meu conceito de humildade não seja o correcto.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. De acordo com o dicionário online de português, humildade significa alguém que tem ou aparenta humildade, que se diminui voluntariamente: uma criatura humilde.
    Que denota respeito, deferência.
    Medíocre, baixo, obscuro: exercer funções humildes.

    Que tal substituir humildade por modéstia? Parecendo a mesma coisa, faz diferença. Para melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto, até posso substituir, mas o que quero dizer é que me custa ver pessoas praticamente analfabetas, mas que têm dinheiro, rebaixarem e gozarem com pessoas que estudaram... Outras vezes, não têm estudos nem dinheiro por aí além, mas estão sempre a gozar com outras porque são feias, ou porque são gordas, ou seja lá pelo que for... Acham-se mais que toda a gente... Ou então olham-nos de cima para baixo...

      Sinto-me desiludida com estas pessoas...

      Um abraço :)

      Eliminar
  3. Agora é que a São disse tudo. Pessoas que por vezes são de uma condição social mais baixa, digamos assim, por vezes são as pessoas menos humildes que encontramos por aí. Sei disso agora.

    Não sei se já notou mas existe uma moda qualquer agora entre os cantores/actores/futebolistas... de dizer: sou muito humilde. E nós a vermos que não. Nós a vermos que não.

    Tenha um bom final de dia, São :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, basta uma pessoa apregoar que é humilde para não mostrar humildade nenhuma...

      Às vezes, não sei se querem esconder e disfarçar um complexo de inferioridade que, no fundo têm, mas vejo por aí cada pavão inchado que até me enjoa...

      Abraço :)

      Eliminar
    2. Reitero a ideia de que o termo humilde tem algo de exagerado.
      Como não ganho nada em reiterar ... vou ali e já venho.
      É que sou modesto. Humilde, jamais!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Amanhecer Tardiamente... Ou Comportamentos humanos muito estranhos

O que nos faz gostar das figuras públicas?

Amor romântico, amor paternal/maternal, amor fraternal, amor filial... E amor sem nome :)