Porque não pode a alma amar também?

Ao cabo de praticamente 16 anos integrada (???) nesta família ainda me pergunto se serei eu ou eles quem está errado... Eles são muitos, eu sou apenas uma a pensar de forma diferente, de modo que provavelmente serei eu quem está errada... Mas não será errar também humano aqui, já que se costuma dizer que é sempre?

Quer-me parecer que nesta família não existe nenhum relacionamento possível que não seja baseado no sexo. Para eles não faz sentido dizer-se que se simpatiza com alguém do sexo oposto, a não ser que se pretenda... Ir para a cama como essa pessoa, pois claro! Afinal, que outro interesse existe em gostar de alguém? Gosta-se de alguém porque a pessoa nos atrai sexualmente, claro, porque "é gira", porque é "uma brasa"...

Tendo em conta que estas pessoas adoram reality-shows e as pessoas que neles participam, pergunto-me se será dessa forma que olham para elas... Por um lado parece absurdo, mas por outro... Também não me parece que aquelas pessoas "sirvam para muito mais", de modo que, as coisas acabam por ficar "ao consoante"... Cada um, afinal, gosta de quem mais se identifica consigo.

Cresci a apaixonar-me por pessoas. Se me ouvissem dizer isto por estas palavras ficava mais do que claro para eles que se teria tratado de paixões na forma mais habitual a que se chama paixão... Que é a única forma que conhecem...

Mas, dizia eu, cresci a apaixonar-me por pessoas... Cantores, escritores, professores (ah, alguns desses, que conheci cara a cara, foram mesmo muito importantes na minha vida!)... Pessoas que adorava, pessoas por quem sentia carinho, pessoas cujo bem estar me preocupava... Mas desde cedo comecei a perceber que era diferente das outras pessoas nesse tipo de sentimento: sempre que manifestava a minha simpatia, a minha admiração por alguém, ouvia respostas do tipo "Ah, sim, é bonito!" ou o contrário "Mas como?? Ele é tão feio"  e então eu pensava: "Que raio?? Mas que tem isso a ver?"... Normalmente, quando "me apaixonava" pelas pessoas dessa forma nem reparava se eram feias ou bonitas, mas também não as imaginava com outra cara...

Curiosamente, não notava essa reacção nas pessoas quando a pessoa de quem falava era uma mulher... Curioso...

As coisas pioraram a este nível quando cheguei a esta família. Aqui tudo parece girar em volta do sexo. Na brincadeira, às vezes, digo que não deviam ter cada um apenas um órgãos sexual e depois ter pés , mãos, cabeça... "coisas" que não lhes servem para nada, podiam ser construídos só de órgãos sexuais...

Ao mesmo tempo que chego à conclusão de que sou eu que estou errada, visto estar em minoria, pergunto-me: para quê dar tanta importância ao sexo, quando se trata de algo que só não tem quem não quer, cada um tem o que quer e se encontra ao virar da esquina se a pessoa quiser? Já sentimentos se carinho não me parece que toda a gente tenha... Nem recebidos nem para dar...

Assim, sendo, porque se dá tanta importância ao que existe aos potes (se a pessoa quiser, bem entendido) e se desvaloriza aquilo que é raro?

Comentários

  1. Olá São,

    Não me parece que pelo facto de estarmos em minoria, estejamos automaticamente errados. Não é por aí.

    Existe muita gente que tem essa teoria que é impossível sermos apenas amigos de alguém do sexo oposto. Coisa estranha, porque sempre tive amigos e nunca pensei sequer neles nesse sentido. Para um homem me interessar, atrair, não é fácil. Não existe por lá um interruptor em que apenas se liga ou desliga. Sou demasiado exigente para me envolver com alguém só porque é homem e é suposto. Não faz qualquer sentido. Pelo menos para mim.

    Sexo será mais importante para uns do que para outros. Penso é que se dá demasiada importância a algo que é importante, sim senhores, mas não tão importante que não se consiga, por exemplo, amar outra pessoa sem o envolvimento físico. Eu pelo menos não acho nada difícil, tão pouco impossível.

    Beijinho, São e tenha uma boa noite :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Voltei atrás só para perguntar o seguinte: Neste momento são precisamente 21h, porque é que o meu comentário aparece com 13:58?

      Eliminar
    2. Olá, Maria :)
      Obviamente que sou irónica quando digo que acho que estou errada... era o que mais faltava se falasse a sério! Se é algo de que me orgulho é das minhas convicções, da minha natureza interior que faz com que seja como sou...
      Ponho-me a pensar se essas pessoas não terão ou não terão tido pais, tios, avós, irmãos, enfim, pessoas do sexo oposto que amaram, adoraram, admiraram... Ah, pronto, está bem, é família, mas porque não podemos gostar de outras pessoas que não sejam de família??
      Ponho-me também a pensar se essas pessoas estarão a falar a sério quando acusam de estarmos interessadas sexualmente numa pessoa ou se estarão a dizer tal coisa com a ideia de provocar. Por acaso, também já pensei nisso. Querem ofender, querem insultar, não têm nada para atirar, atiram aquilo :)

      As maiores "paixões de alma" que tive na vida foram professores. Tive professores fantásticos, com quem aprendi imenso e a quem devo grande parte daquilo que sou. Alguns também foram mulheres, mas nesses casos ninguém achava estranha a minha afeição... Achavam normal... Ora, porque é que eu seria obrigada a identificar-me só com mulheres?? Não faz sentido...

      Outra coisa que sempre notei nas pessoas quando admiravam alguém do sexo oposto sem "o tal interesse" era o facto de terem que justificar dizendo "é como um irmão" , "é como um pai" , "é como um tio", "é como um avô". Porque é que temos que comparar as coisas? Porque não pode ser simplesmente um verdadeiro amigo?? (e olhe que me custou escrever "simplesmente", porque pode dar ideia de pouca importância). A verdadeira amizade é tão rara que já é preciosa só por si sem precisar de comparações... Acho eu...

      Um dos maiores disparates (a meu ver, pronto) que já me disseram foi que eu adorava o meu escritor favorito como se ele estivesse morto! Que era normal assim uma dedicação a um escritor morto, mas a um vivo não... O espírito camoniano no seu melhor... Agora temos que ficar à espera que as pessoas morram para as admirar! Não é preciso neste caso... Eu às vezes, por fracções de segundo, já o vejo com a cara do Camões... Um dia fica assim... Um dia a brincadeira sai-lhe cara... Um dia a pálpebra fica presa,tenta voltar a abrir o olho e não consegue... Não se ria, que eu conheço um que tinha o tique de estalar os dedos, um dia teve um AVC ou uma trombose ou que raio foi, e agora tem os dedos da mão a modos que assim em posição de estalo... Não faria piada se não fosse uma pessoa tão desprezível, atenção...~

      Mas acho que até é um espírito um bocado comum... O meu marido admira muitos cantores de rock, especialmente na onda do Heavy Metal e já o ouvi muitas vezes dizer coisas do tipo "Já viste se este morresse agora? Tornava-se numa lenda como o Jim Morrison ou o Kurt Cobain!" E diz aquilo como se estivesse a desejar a morte aos homens e isso fosse uma coisa boa...

      Outra coisa que me faz confusão no meio disto tudo: a minha sogra admira imenso o Pinto da Costa... Ora, tendo em conta a forma como ela vê as coisas, será que tem essas ideias com tal peça? Oh, diabo... É grave!

      Beijinho e um bom início de fim de semana ;)

      Eliminar
  2. Também não sei, Maria :/ ... Já tinha reparado uma vez, tentei saber forma de mudar e não consegui, depois deixei de me preocupar com isso... Deve de estar num fuso horário diferente. Porquê não sei... Mas estou a ver que isso confunde as pessoas, de modo que tenho que ver se consigo mudar

    :)

    ResponderEliminar
  3. Direi apenas uma coisa que responde ao título deste 'post'.
    Claro que é possível a alma amar também.

    Ooppss ... sermos apenas amigos de alguém do sexo oposto, é impossível?
    Só na memte de gente medíocre.

    A questão da hora resolve-se nas configurações do blogue.

    Um abraço, São.

    ResponderEliminar
  4. Olá São,

    Uma ajuda para alterar a história das horas.
    No painel da "Visão Geral" do blogger:
    1. Definições
    2. Idioma e Formatação
    3. Fuso Horário
    4. Guardar definições (p/gravar as alterações)

    E já está :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Amanhecer Tardiamente... Ou Comportamentos humanos muito estranhos

O que nos faz gostar das figuras públicas?

Amor romântico, amor paternal/maternal, amor fraternal, amor filial... E amor sem nome :)