A Nostalgia de Setembro

Há mesmo muito tempo que não escrevia por aqui... É verdade que de vez em quando sinto falta, mas parece que me falta inspiração. Venho aqui hoje falar da sensação de vazio que sempre sinto neste época. Ontem escrevia no meu mural de Facebook que o mês de Setembro me causa uma nostalgia inexplicável. Setembro e Outubro são meses em que sou fortemente atacada por uma melancolia interior que costumo dizer que é inexplicável. A questão é que acho que essa estranha nostalgia não é assim tão estranha e, provavelmente até tem uma explicação :) Estudei durante muitos anos. Depois das férias de Verão, esta era uma época de recomeço, de regresso à aulas. Naquele tempo, as aulas só recomeçavam em Outubro, mas em Setembro já se começavam a preparar os livros, as mochilas, a pensar no ano lectivo que se aproximava. Depois dei aulas durante 3 anos e esta rotina continuou: Setembro era um mês de recomeço . Achei que ser professora era o destino da minha vida, mas a vida trocou-me as voltas. Mas mesmo assim, esse ciclo ainda se manteve, embora mais ténue. Trabalhei um ano no Hipermercado Modelo e , curiosamente, a minha entrada na empresa foi em 23 de Agosto... Entrei em Setembro com um novo trabalho. Depois fui mãe, mas ainda tirei mais dois cursos profissionais... Um teve início no mês de Novembro e, dois anos depois, iniciei outro em Setembro. O meu filho cresceu e entrou para o Jardim de Infância... Em Setembro. E dois anos depois começava um novo ciclo na vida dele e na minha: o meu filho entrava para o primeiro ciclo de Ensino Básico... Mas mais uma vez o destino me trocou as voltas... Setembro é agora o mês em que vejo os estudantes recomeçarem as aulas; em que vejo os professores voltarem ao trabalho, preocuparem-se em saber se foram colocados ou não. E é também o mês em que vejo as mães atarefadas com o regresso dos filhos à escola, com tudo o que isso acarreta e que não quero estar a escrever, para não sofrer demais... Telefono para o meu filho e ele fala-me das roupas que os avós lhe compraram, do material escolar... Setembro é deste modo o símbolo de uma época em que algo devia recomeçar e não recomeça. Em que algo devia renascer e não renasce... Há quem diga que o clima está a mudar, que há grandes alterações... Mas o que eu sinto no ar é o mesmo cheiro daqueles meses de Setembro em que algo recomeçava... E que tanto eu queria que recomeçasse...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Amanhecer Tardiamente... Ou Comportamentos humanos muito estranhos

O que nos faz gostar das figuras públicas?

Amor romântico, amor paternal/maternal, amor fraternal, amor filial... E amor sem nome :)