Precisará a amizade de muletas?

Amizade. Sempre que se fala em amizade a ideia que nos vem ao pensamento é de um sentimento bonito, sem interesses, sem obrigações, sem deveres. Um sentimento puro, uma forma de amor, sem implicar exclusividade, em que a fidelidade não implica deixar de se sentir o mesmo sentimento por um milhão de pessoas. Se assim não for, não será amizade verdadeira. Um amigo é aquela pessoa querida, que nos surge na vida e cujo sentimento aceitamos sem obrigações, sem pressões. Alguém de quem gostamos espontaneamente, sem sermos obrigados a isso por nenhum contrato ou laço de sangue. Nesse caso, porque é que quando queremos dar ênfase a um sentimento de amizade que temos por alguém, temos a necessidade de explicar com expressões tais como "Somos como irmãos", "Ele é como se fosse meu irmão" , "Ele foi como um pai para mim" , "Ela para mim é uma segunda mãe" , "Para mim, ele é como um filho"? . Porque necessitamos de usar muletas para exprimir uma amizade, quando se trata de um sentimento tão bonito, ainda para mais, espontâneo? Para que necessitamos de fazer analogias com laços de parentesco? Não será AMIGO uma palavra já suficientemente bonita e forte para demonstrar um sentimento puro e desinteressado? Já agora, também, porque é que também se ouve muito a expressão "Somos SÓ/APENAS amigos"... Porquê o SÓ? Porquê o APENAS? Não será a amizade um sentimento suficientemente forte para se justificar a sia mesmo? Penso que sim. Os meus amigos são meus AMIGOS. Eu sou AMIGA dos meus amigos. Não preciso de fazer analogias com laços de parentesco. Até porque os parentes não se escolhem. Somos obrigados a aceitá-los. Os amigos sim, esses escolhem-se... Apesar de muitas vezes fazerem asneiras, chegarem a magoar-nos, mas mesmo assim continuamos a sentir AMIZADE por eles. Aliás, só nos sentimos magoados quando o sentimento existe. Mas é assim a verdadeira AMIZADE.

Comentários

  1. Boa noite, gostava muito de entrar em contacto consigo.

    Envie um email para omundoaminhamaneira@gmail.com

    para que possa contactá-la.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Amanhecer Tardiamente... Ou Comportamentos humanos muito estranhos

O que nos faz gostar das figuras públicas?

Amor romântico, amor paternal/maternal, amor fraternal, amor filial... E amor sem nome :)