A fobia das redes sociais deixam que se perca o bom senso

Sou conhecida , em alguns meios, por ser uma pessoa que tem a tendência de defender as redes sociais.  Essa praga horrível que toda a gente critica e despreza, mas que 90% das pessoas usa. A mesma coisa horrível que toda a gente acha que usa de forma adequada, mas que todos os outros não sabem usar. Essa coisa horrível, terrível praga do século XXI, que toda a gente diz que passava bem sem, mas que vai usando, ao mesmo tempo que desdenha. 

Os medos são infinitos. Os mitos são mais que muitos em volta de questões de privacidade e não privacidade, de exposição e não exposição, e até de pagamentos e não pagamentos. Mas começo a reparar, às vezes, que as pessoas começam a perder o bom senso à conta dessa fobia e desse tão aclamado desprezo pelas redes sociais, nomeadamente a grande peste azul que é o Facebook. E às vezes há episódios que , de tão bizarros, me deixam a pensar "Oh, diabo, mas onde está o discernimento das pessoas?"

Há uns meses, estava eu a frequentar o curso de formação que terminei há um mês, quando, no meio de uma conversa numa sessão, uma colega disse, com toda a convicção e em alta voz "As empresas, antes de contratarem as pessoas vão consultar o perfil de Facebook! Se não gostarem, não contratam! Tenho uma amiga que trabalhou numa empresa e o trabalho dela era precisamente ir ver os perfis de Facebook das pessoas que se candidatavam a lugares na empresa" 

Não era a primeira vez que ouvia tal coisa, se bem que sempre me pareceu um bocado básico uma empresa ter como fonte, ou como elemento importante a ter em conta, um perfil de facebook, para um cargo profissional. Tão básico como ir perguntar informações a vizinhos, pois qualquer vizinho pode responder "Olhe, ele nunca me bateu, mas também nunca trabalhou para mim!" . 

Foi nesse sentido que resolvi intervir dizendo "Mas tu só pões lá aquilo que quiseres! E só pões público aquilo que quiseres! Podes deixar público só a fotografia de perfil e pouco mais...O que é privado não vêem!" 

Ai, o que é que a ingénua e ignorante São foi dizer! Coitada, tão ingénua era, a pobre! Houve imediatamente duas ou três que, em defesa da primeira, me caíram encima! Tal era a minha ingenuidade que não sabia que havia hackers que conseguiam ver tudo o que a pessoa tinha como privado! Até houve uma que olhou para mim, mesmo como quem está a pensar "Coitadinha, é tão parvinha!" e me disse "Não é privado! Isso pensamos nós que é privado! Há maneiras de entrar e ver tudo!" 

Ora, como se diz na minha terra, alto e pára o baile!... Foi aqui que a coisa se tornou mais complexa e mais surreal. Então uma pessoa estava a dizer alto e bom som, assim de caminho, com toda a descontracção, como se fosse a coisa mais natural do mundo, que tinha uma amiga que entrava de forma ILEGAL nos perfis das pessoas que se candidatavam a um cargo numa empresa a fim de usar informação que a mesma partilhava, de forma privada, com os amigos para ajudar na selecção? E estava supostamente a falar de uma empresa? E achava isso normal? Bom, então quero emigrar para a Coreia do Norte! 

É aqui que a teoria se torna bizarra e desprovida de bom senso. Afinal onde chegámos nesta fobia das redes sociais? Então uma empresa digna desse nome, uma empresa credível, onde se diz abertamente que uma amiga nossa trabalhou vai entrar, de forma ILÍCITA na nossa conta de Facebook?? Sim, ilícita, porque se as redes sociais estão preparadas para se privatizar a informação e restringi-la a um grupo de contactos, ou até só a nós próprios, se temos passwords e tudo isso para o fazer, violar essa privacidade é um acto ilícito. 

Vamos lá ter um bocadinho de calma, meus senhores! Eu sei que há hackers capazes de entrar em tudo o que eu tenho como privado! Até no meu email. Até nos próprios ficheiros que estão no meu computador. Agora, uma coisa é um tarado, um louco, que anda atrás de mim (tinha que ser mesmo louco, eu sei!) a fazer marcação cerrada. Outra, totalmente diferente é virem dizer-me que uma empresa credível o faz! Pelo amor de Deus! Se o faz está a cometer uma ilegalidade e coitado de quem  lá for parar!

No fim de tudo não sei se me incomoda mais haver porventura (sei que haverá!) empresas que procedam a esse tipo de prática suja (vejam lá se vale a pena, é que consta que os hackers se querem bem pagos!), ou haver pessoas que acham isso normal e enchem a boca a dizer que um amigo trabalhou nisso. Sejamos coerentes.

Bem,  a ser realmente assim, resta-nos a esperança de que a próxima empresa que visite de forma ilícita a nossa conta goste do que vê... Ou será melhor desejar que não goste? É que eu não sei se seria bom ir parar a uma empresa desse calibre. Então é melhor pôr lá o piorio que possamos imaginar... Afinal, para onde vamos deve depender de nós!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Amanhecer Tardiamente... Ou Comportamentos humanos muito estranhos

O que nos faz gostar das figuras públicas?

Amor romântico, amor paternal/maternal, amor fraternal, amor filial... E amor sem nome :)