Até que ponto é positiva e a quem beneficia a moderação de comentários?

Há muito que aqui não vinha. Não tem calhado. Não há tempo nem disponibilidade quando penso em assuntos pertinentes e quando estou com tempo e disponibilidade não me tem vindo à cabeça nada que eu ache que merece uma publicação.

Hoje, e depois de acontecimentos absurdos dos últimos dias aqui no blogger, coisa que nunca me passou pela cabeça que fosse possível, até porque pouco ando por aqui, veio-me à cabeça uma coisa que me parece pertinente: Até que ponto é positiva a moderação de comentários e a quem beneficia? Como podem ver , a minha caixa de comentários é automática. Sempre que alguém comenta o comentário aparece automaticamente. Sempre foi e sempre será, pelo menos enquanto pensar como penso. É curioso , mas é raro o blog em que isso acontece. 95, para não dizer 99% dos blogs têm a moderação de comentários activada, o que significa que o o dono do blog só publica os comentários que bem entender. Isso, à partida, pode parecer uma ferramenta muito positiva, mas , pensando bem, será que é? E para quem? a quem beneficia? Quem protege? Protegerá o dono do blog, pronto... SEMPRE. E aí é que está o busilis: no SEMPRE.

Enquanto que no Facebook, ou no Twitter, ou no Instagram os comentários são automáticos e depois a pessoa , se quiser, logo os apaga, aqui não. Aqui, a pessoa só publica os comentários que quer publicar, ou pelo menos tem essa opção, que a maioria das pessoas usa.... Para se proteger, e, se quiser, prejudicar os outros. Até ao ponto em que pensar como penso até aqui, jamais usarei tal ferramenta e, isso sim, parece-me, no meu ponto de vista que é para me proteger.

Poderei eu inventar comentários , ou deturpar comentários que existiram, dando uma resposta à minha maneira sem eles estarem à vista? Não posso. Ainda bem. Prefiro assim e acho que a moderação de comentários é algo que descredibiliza o blogger.

Porque reparem: se alguém me ofender, se alguém me ameaçar, eu sempre sei! Eu , de qualquer forma, leio! Eu que sou a visada ou a interessada, leio sempre. Portanto, será sempre melhor ter testemunhas, não? Esta é a minha forma de ver as coisas. curiosamente, não é a da maioria.

Esta aparentemente boa ferramenta pode levar a que se inventem muitas mentiras ou que se distorça muito a verdade, pintando-a à maneira que nos faz mais jeito. Já repararam? Um dono de um blog, se quiser, começa a dizer que Fulano de Tal lhe enviou comentários assim e assado, que disse isto e aquilo e.... Curiosamente, os seguidores, que alguns são como cachorrinhos, acreditam piamente.... Sem lerem os supostos comentários... É curioso... Será que isto se inclui na tão falada pós-verdade?

Resumindo e concluindo, enquanto me restar um pingo daquilo que considero bom senso, os comentários aqui neste blog serão automáticos. Se eu depois os quiser apagar, logo os apago, pois se eu sempre os leio! Mas também depois dos apagar já não voltará a haver referência a eles. Se achar que é pertinente responder, que o comentário merece uma resposta ou uma defesa, obviamente que o farei. Mas obviamente também que o farei com o dito comentário à vista. Para que todas as pessoas que lerem possam tirar as suas conclusões com fundamento. Se optar por apagá-lo, nada direi sobre ele publicamente.

Lamento, mas ao contrário da maioria esta é a minha forma de ver as coisas: se alguém usa essa ferramenta tão protectora da moderação de comentários tem o dever moral de, ao responder a um comentário, o publicar. Se optar por não o publicar , por achar que a pessoa a ofendeu ou que está a ser demasiado indelicada ou coisa que o valha, que o faça. Mas nesse caso que tenha a decência de, a responder à pessoa o faça de forma privada. Porque se o comentário não é tornado público, a resposta também não deve sê-lo. Responder publicamente a um comentário que não se tornou público é, ao fim e ao cabo, estar a falar sozinho... Ou estar a mostrar ao público só aquilo que se quer mostrar... Para quê isso, então? Se temos tanta certeza da nossa razão, porque não mostrar provas disso?

Não temos que provar? Ah, pronto, então também não devemos falar sobre o assunto... É a minha forma de ver as coisas...

Nota: É curioso que, nesta tapadice-pós-verdade em que vivemos , quando vejo pessoas a afirmar que receberam comentários assim e assado e desta e daquela forma, nunca vi ninguém dizer "Mas mostra lá esses comentários, com prova de que são da pessoa".... Não, pessoas acreditam como cachorinhos... É triste... Quer dizer, haverá pessoas que o pensam, mas.... Ou não estão para se chatear, ou, lá está: escrevem mas a pessoa não publica, porque não lhe convém....  Mas continua a ser triste ver aqueles que seguem a pessoa como cachorrinhos....

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Amanhecer Tardiamente... Ou Comportamentos humanos muito estranhos

O que nos faz gostar das figuras públicas?

Amor romântico, amor paternal/maternal, amor fraternal, amor filial... E amor sem nome :)