Terão os portugueses falta de heróis?

Por hábito, como me parece que acontece com quase todas as pessoas que vivem sozinhas, ligo a televisão logo que acordo. Depois venho à net ver as novidades , que normalmente correspondem ao que a televisão diz... Se diz na televisão e na net é porque deve ser verdade... Às vezes, há pequenas coisas que me  chamam a atenção  ... Hoje houve uma no Facebook que, parecendo tão banal, me fez parar...

No perfil de um dos meus contactos podia ler-se " Já foste!!! Sportinguistas não votem nesta senhora porque o último a rir é o que ri melhor!!!!" Este curto discurso  servia de introdução para uma ligação em que se via o rosto da candidata presidencial Marisa Matias, com o título 


"Marisa Matias ofende Sportinguistas".

Aqui a São, de si para consigo, pensou " Bom... Lá estão as pessoas a misturar Futebol com Política..." . Diga-se de passagem que já por natureza ,quando essas duas coisas se misturam, a coisa tende em pender para o pouco sério, tanto para o lado da política como do futebol.
Reparei logo em breves comentários que diziam coisas do tipo "Apoiado! Eu já não ia votar nela, mas agora muito menos! " ...

Como referi, acho que essa mistura nunca resulta muito bem , nem para um lado nem para o outro, mas, como ainda acredito em algum bom senso por parte das pessoas, pensei que Marisa Matias tivesse eventualmente proferido algumas palavras contra algum dirigente do Sporting, ou contra alguém publicamente ligado ao clube.... Talvez alguma acusação relacionada com corrupção , ideia infelizmente tão associada ao futebol... Até podia nem ter sido no âmbito da campanha,  podia ter até sido há anos atrás. Afinal, já se sabe que quando é para "desenterrar podres", as pessoas vão buscar tudo e mais alguma coisa... Pegam por coisas mínimas...

Foi então que abri a notícia e deixei de lamentar não ter antes posto a tocar a Quinta Sinfonia de Beethoven, pois os primeiros acordes seriam fundamentais para o suspense que o título prometia: o que se via, também com uma introdução a apelar aos sportinguistas que não votassem em Marisa Matias, era um curto vídeo em que, em tom de riso, a candidata presidencial dizia que a última piada que lhe tinham contado era que o Sporting ia ser campeão.

Uma das coisas que mais me irrita é quando dou comigo a usar os bordões de fala da moda, mas o bordão em voga foi a primeira coisa que me veio à cabeça: A SÉRIO???

A sério que alguém usa uma piada banal para tentar denegrir a imagem de um político e.... Tirar-lhe votos??? Pois... Parece que sim... Hum... E consegue? É que se consegue é preocupante.  Acho que o mundo anda pior do que eu pensava.
É realmente preocupante. Só o facto de alguém pensar que consegue tirar votos a um candidato usando uma piada daquelas que os amigos dizem uns aos outros no café, só para se picarem, já é preocupante. Porque as pessoas acedem um fósforo onde sabem que há oxigénio.

Dei a minha opinião, que acho que já deixei clara , e em seguida houve quem concordasse comigo ... Minutos depois a pessoa apagou a publicação... Não sei porque é que as pessoas fazem as publicações para depois as apagarem... Mas pronto, ainda bem que o Facebook e outra plataformas permitem isso.

Sou sportinguista de alma e coração. Não sou doente, mas acho que mesmo que fosse, muito mal estaria se não tivesse está opinião. Toda a vida ouvi piadas dos meus amigos benfiquistas e portistas e eu disse-as a eles e continuo a dizer e vamo-nos rindo  e chateando e picando e... Não me consigo a ver a deixar de consultar um médico em quem confiasse por ele fazer uma piada com o Sporting... Não me vejo a deixar de frequentar um café ou uma loja que realmente gostasse de frequentar por o dono dizer uma piada sobre o Sporting... Se o fizesse seria porque na realidade não confiava assim tanto ou não gostava assim tanto do ambiente.

Não vou votar nestas presidenciais. O motivo é chato, mas é simples de explicar: mudei de residência há menos de 60 dias e ,assim sendo, teria que ir votar a minha antiga secção de voto, que fica um bom bocado longe.   Teria de perder o dia inteiro e gastar umas dezenas de euros... De modo que, ninguém vai beneficiar do meu voto nestas eleições... Tenho andado mais ou menos a par deste Carnaval misturado com Festas dos Santos Populares em que esta campanha se transformou, mas ainda me surpreendo diariamente.

Não. Não se trata de um adolescente. Nem mesmo de uma pessoa simplória. Não a tenho por isso. É isso que é preocupante. Tal é a fragilidade das convicções das pessoas hoje em dia que podem eventualmente mudar por culpa de uma piada sobre futebol... Uma piada daquelas com que amigos de clubes diferentes  ...

Apetece-me dizer que as pessoas têm falta de heróis. Que precisam de referências. Se por um lado sou contra as idolatrias, por outro não sei se não é preferível a idolatria a esta ... Nem sei o que lhe chame... Isto nem chega a ser misturar futebol com política ... Seria essa a questão se a candidata tivesse feito alguma acusação a algum dirigente do clube, ou coisa que o valha . Aí as coisas seriam discutíveis, seria outra questão... 

Admito também que  algumas pessoas possam achar que se tratou de uma piada infeliz... Mas... A ponto de mudar a intenção de voto? Mas isso não era para ser uma questão um bocadinho mais séria? Não era para haver convicção?
Antes a idolatria do que isto... Por muito que não goste de extremos...

Estou ciente também que estas pessoas pretendem atingir os que ainda estão indecisos... Mas estou a ir dar ao mesmo: tanta indecisão para depois se resolver com uma piada sobre futebol? 

Definitivamente, precisamos de heróis...

Comentários

  1. São, acho que quem acredita em Marisa Matias, irá votar em Marisa Matias independentemente dos fait divers. Existirá, provavelmente, gente programada/contratada para incendiar as redes socais. talvz seja por aí. Ninguém no seu juízo perfeito muda o seu voto por uma imbecilidade destas. Estas Presidenciais t~em o seu quê de circo, isto é apenas mais um momento.

    Quanto àquela sua introdução de que as pessoas sozinhas ligam a tv mal acordam, nem sempre, algumas ligam logo a música. Eu tenho dias, já fui casada, já vivi sozinha e, tanto num caso com noutro, gosto de ouvir as notícias logo pela manhã. É um hábito. Um vício até. Não gosto de sair para a rua sem saber o que se passou enquanto dormia. Sinto-me meio despida.

    Um abraço, São :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa por alguns pequenos percalços no texto, é o que dá escrever depressa :)

      Eliminar
    2. Maria... Obviamente que eu sei que ninguém ( ou quase ninguém) irá deixar de votar em Marisa Matias, se estiver convicto disso... Mas só o facto de alguém pensar que consegue demover outro alguém de votar num candidato em quem acredita por causa de uma coisa daquelas já é preocupante... Por algum motivo a pessoa que o faz se dá a esse trabalho... Talvez tenha tudo a ver com este circo, este desfile carnavalesco...

      Sim, eu também gosto de ouvir um pouco de música de manhã... Mas o hábito de ligar a televisão é já vício... Ou melhor, é já um acto natural, automático, sei lá... Quero saber o que se passa :)

      Abraço e obrigada pelo comentário :)

      Eliminar
  2. Eu até nem sou sportinguista mas Benfiquista e achei que a piada que a Marisa Matias fez foi perfeitamente banal. Aliás, se fosse sobre o meu clube, não seria nada de mais.
    Se temos falta de heróis. Provelmente até temos mas um pouco por culpa própria. Em Portugal temos a tendência para não gostar de quem alcança o sucesso por mérito, preferindo-se procurar algum motivo menos nobre para esse mesmo sucesso. Já que se fala em futebol, vejam-se as críticas a Cristiano Ronaldo e a José Mourinho, por exemplo. Mas o mesmo se passa no mundo da Moda e em tantas outras áreas. Heróis e Heroínas e motivos de orgulho existem sempre. O que é preciso é acarinhá-los.

    Quanto a mim, admiro quem o merece e sem dúvida que os meus pais são as pessoas que eu mais admiro.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Amanhecer Tardiamente... Ou Comportamentos humanos muito estranhos

O que nos faz gostar das figuras públicas?

Amor romântico, amor paternal/maternal, amor fraternal, amor filial... E amor sem nome :)