Talvez porque não gosto das pessoas só pelos lindos olhos que tenham

Sempre fui uma mulher apaixonada. De muitas formas. Por muitas coisas. Por várias pessoas, cada uma significando um sentimento diferente para mim. Podia até sentir atracção física por alguém... Mas jamais seria apenas exterior. Algo tinha que vir de dentro, para que pudesse dar cor à parte de fora.

Há personalidades que adoro. Figuras públicas que me dão momentos de felicidade através do seu trabalho, através daquilo que me mostram, de dentro para fora, seja a parte de fora importante ou não. Uma pessoa jamais significará para mim seja o que for se eu não sentir uma forte identificação com ela.

Talvez por isso, sempre fui aos arames quando alguém me dizia que defendia determinado ponto de vista, que tinha determinada opinião, porque era a opinião, a linha de pensamento de Fulano de Tal, alguém de quem eu gostava imenso. Isso continua a acontecer. E contínuo a ir aos arames!

Se eu digo que a pessoa está enganada, ainda ouço a pergunta estúpida "Então porque é que estás com a mesma opinião dele?"
A resposta que costumo dar ,automaticamente é que talvez isso aconteça porque não gosto das pessoas só pelos seus lindos olhos! Se gosto, é porque há uma identificação com elas. Não sou uma adolescente que usa a t-shirt metade para dentro das calças e metade para fora porque, por mais que não me sinta bem assim, o Mikael Carreira usa assim! Aliás, não fui assim na adolescência, não seria agora que iria ser!

Obviamente que não concordo SEMPRE, a 100℅ com as pessoas que admiro, com as pessoas que me são queridas. Isso realmente seria estranho. Mas em cerca de 90% das vezes tenho uma opinião semelhante à delas... Talvez porque não gosto delas pelos seus lindos olhos, pelo menos não só!

E que tal se essas pessoas que fazem descobertas brilhantes, seguindo a lógica da batata não tentam inverter "a coisa" e não tentam pôr a equação ao contrário? Porque é que em vez de dizerem "Ela defende este ponto de vista porque gosta dele ... E como é o ponto de vista dele.." não dizem "É natural que ela goste dele, afinal tem ideias semelhantes às dela"?

Tentem uma vez na vida por a equação ao contrário. É mais agradável para mim ouvir e mais agradável para vocês , já que estarão certos e ninguém gosta de errar...

Já agora, quem diz " ele " , diz "ela" ,diz "eles", diz " elas"... Gosto de várias pessoas... Felizmente!


Comentários

  1. São, é natural que ao identificar-nos com alguém se passe a "admirar" esse alguém. Resolvi pôr o verbo admirar entre aspas porque nem sempre acontece.

    Também acho que pode acontecer nos dois sentidos, podemos perfeitamente e, talvez inconscientemente, defender o ponto de vista de alguém de quem gostamos, só porque gostamos daquela pessoa. Como se pode gostar da pessoa porque nos identificamos com a postura, com as opiniões, com a forma de estar e pensar. De alguma forma acaba por estar tudo interligado. Penso eu...

    Gostar de pessoas é bom. Triste o dia em que os outros já nada ou pouco nos dizem. É o princípio do fim.

    Receba um abraço e tenha uma boa semana :)

    PS: Olhe que isso de gostar de pessoas pelos lindos olhos também não é nada mau. Já me apaixonei por uns olhos azuis durante 7 anos. Sobrevivi ao depois ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria :)
      Muito obrigada pelo seu comentário :)
      A Maria tem razão, sofremos sempre influências. Isso faz parte da condição humana. Por exemplo, ouvirmos a mesma piada dita por alguém com quem simpatizamos e por outra de quem não gostamos nada, faz com que achemos piada quando é dita pela pessoa com quem simpatizamos e o contrário não aconteça... Não tem a ver com injustiça , tem a ver com a maneira da pessoa a contar...

      Mas num assunto serio... É tão triste ouvir alguém dizer que concordamos com uma pessoa só porque gostamos dela... É como se nos dissessem que não temos ideias próprias, que não sabemos pensar pela nossa cabeça... Por outras palavras, chamarem-nos golfinhos...

      Abraço :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Amanhecer Tardiamente... Ou Comportamentos humanos muito estranhos

O que nos faz gostar das figuras públicas?

Amor romântico, amor paternal/maternal, amor fraternal, amor filial... E amor sem nome :)