Toxicodependência e "coisas parecidas". Vale a pena lutar? SIM

Assisti há coisa de meia-hora atrás , no café da vizinhança, a uma conversa de vizinhas que se interrogavam sobre se vale a pena ajudar toxicodependentes e alcoólicos. Fquei triste quando reparei que elas achavam que não vale a pena, baseadas no velho cliché "Em 20 há um que se recupera" e "Muitos recuperam-se, mas ao fim de algum tempo, voltam ao mesmo". Assim, elas acham que... não vale a pena...

Sou uma mulher de fortes convicções e dificilmente me as tiram. Na minha opinião: SIM VALE A PENA. Se em 20 pessoas se recuperar UMA, já valeu a pena, por essa pessoa. É dinheiro que o Estado gasta, que os contribuintes gastam, etc... Sim, mas há dinheiro gasto em tantas coisas que, bem vistas as coisas, se calhar ainda valem menos a pena. Se realmente há uma pessoa que se recupera em 20, então já estamos a dizer que vale a pena. Essa pessoa é uma ser humano. Essa pessoa mereceu ser ajudada e VALEU A PENA por ela.

Se há pessoas que se recuperam mas ao fim de uns meses ou de uns anos voltam ao mesmo? Pois há, mas também valeu a pena: por esses meses, por esses anos, nem que sejam semanas ou dias que a pessoa esteve bem. JÁ VALEU A PENA. Um dia de vida é vida. Um dia de vida calma, normal, feliz, chamam-he o que quiserem, É VIDA e nem que seja por isso, nme que seja por um dia, vale sempre a pena.

Sim, há muito insucesso e muito fracasso... Mas no meio de todo esse sucesso e fracasso ha casos de sucesso e vitória. Por muito poucos que sejam, existem e, por eles e para eles, VALE A PENA ACREDITAR.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Amanhecer Tardiamente... Ou Comportamentos humanos muito estranhos

O que nos faz gostar das figuras públicas?

Amor romântico, amor paternal/maternal, amor fraternal, amor filial... E amor sem nome :)